cqc-live

Estamos numa altura em que no nosso país estão a surgir muitos sites e blogs. Para ter um bom site/blog não precisamos de ter muitos conhecimentos sobre Web Design, se calhar nenhum mesmo, mas é importante termos algumas noções importante sobre o que é um site bem projectado e algumas boas praticas usadas na web.

Para ajudar alguns “colegas” decidi procurar pela internet as principais dicas sobre um site bem projectado e lista-las aqui. Escolhi 10 que por acaso concordo, mas existem outras que dependendo do “usuário” podem divergir muito.

  1. Design consistente – Cada página do site deve estar bem patente a que site pertence. Os visitantes não devem ter que adivinhar se eles ainda estão no mesmo site….
  2. Fácil navegação – Onde estão os botões? Os botões facilitam a navegação e te-los no site e ainda mais bem posicionados ajudam muito mais. A posição mais comum para botões de navegação são a parte superior ou à esquerda. Não quer dizer que os botões não podem estar em outro lugar, mas você não quer que seus visitantes têm que caçar eles.
  3. Consistência nas cores, fonte e alinhamento – Pode-se sempre dizer aos designers de sites amadores, porque eles têm cada frase com uma cor diferente ou fonte, e algumas frases são justificadas à esquerda, enquanto outras são centralizadas. Isto é perturbador, o que pode resultar no visitante abandonar o site.
  4. Grafia correta – Erros de ortografia acontecem, algumas vezes por erro nosso e em outras por ignorância  Já existem mecanismos para verificação da ortografia das publicações, por isso, aconselhamos a usar um destes mecanismos para evitar estes erros que “mancham” a imagem do site/blog.
  5. Evitar rolagem na horizontal – Estamos acostumados a rolagem vertical (para baixo/cima), e não sei se pelo habito, mas rolagem na horizontal acaba sendo um incomodo para o visitante.
  6. Informações de contacto claras – Devemos colocar as informações de contacto claras e num local fácil de encontrar. Por norma, contacto é o último item no Menu principal da página.
  7. As imagens não devem ser muito grande – Nem todo mundo tem acesso à internet de banda larga (boa internet), e o tempo é precioso. Se um visitante tem que esperar muito tempo para carregar as imagens e consequentemente o site/blog, ele vai sair ou no mínimo ficará aborrecido.
  8. Evitar muitas imagens – Um bom site não é cheio de gráficos e imagens. As imagens são usadas para chamar a atenção a algo e muitas das vezes “1 imagem vale por 1000 palavras“. Por isso, não precisamos colocar 10 imagens para valerem por 100mil palavras. Use uma galeria caso queira “reportar” algo com várias imagens.
  9. Animações são bem-vindas mas… – Flash, gráficos animados e outros são divertidos, mas um é o suficiente para sobrecarregar o site. Fora que é chato esperar que as animações carreguem. Um bom exemplo é pensarmos em quantas vezes clicamos em “Skip intro“?
  10. Sentido da organização – O design do site deve estar em consonância com a missão e a imagem da organização. Uma empresa séria não vai ter charges em seu site. Por isso…

Por: Dawn Goldberg

Como extra vale aconselhar aos administradores de sites/blogs a terem cuidado com os Pop-ups que activam nos seus sites, pois Pop-ups são das coisas que mais aborrecem os visitantes…

Das várias dicas consegui identificar algumas que certamente servirão para o #CQC. E tu, conseguiste identificar alguma para o teu site/blog? Recomendas outra dica? Não concordas com alguma?

Categorias: Cenas Uteis

Cenas Que Curto

CEO do site CenasQueCurto.Net

8 comentários

Janilson Py · 15 de março de 2013 às 11:02

O que leva a muita falta de qualidade em alguns blogs/sites em Angola, é que as vezes não temos muito recurso de designer, o que as vezes implica a má aparencia do template.. You know?

    Cenas · 15 de março de 2013 às 11:49

    Eu já acho que os donos dos sites é que se acomodam muito. Temos que procurar sempre estar a par de tudo que está “batendo” e analisar o que é bom para o nosso site. E investir $$$$ faz sempre toda diferença…

Janilson Py · 15 de março de 2013 às 11:13

Poste mais artigos relacionados a isso e vamos discutir e ajudar os nossos manos blogueiros..

Janilson Py · 15 de março de 2013 às 12:06

Seria útil fazermos um forum sobre isto, assim ensinamos muitos bloggers.. O que dizes??

@adrisousa1 · 19 de março de 2013 às 17:35

ya! grande post (já tinha lido antes algumas dicas pq pesquiso sobre o assunto) boa iniciativa. tb concordo com a criação de um fórum, mas acho pouco provável que pegue. em todo caso. valeu!

@Janilson Py · 19 de março de 2013 às 18:31

Vamos desenvolver o mundo blogger em ANGOLA proque muitos dos blogs que agora temos em Angola,a maioria foi criado só por paixão aos blogs e devemos criar blogs não somente por paixão, mas também porprofissionalismo..Aqui vai a munha dica,quem não sabe personalizar o seu blog, criar ou editar templates me conecta. O preço é da igreja. Vejáum exemplo da minha criatividade aqui »»http://multimediangola.blogspot.com.

@Janilson Py · 19 de março de 2013 às 18:41

Oh desculpem pelo erro no comentário passado-

Heri Miguel · 27 de março de 2013 às 14:35

1 imagem vale por 1000 palavras
10 imagem valem por 10.000 palavras

Os comentários estão fechados.