Projota, O Menino Bom Que Trabalha e Faz Um Som (Entrevista)

«Rapper da Zona Norte fala sobre seu novo trabalho e defende o rap engajado»

Andando ao lado de Projota no Lauzane, bairro da zona Norte de São Paulo, era frequente encontrar alguns fãs que, embora tímidos, faziam questão de pedir um autógrafo e tirar uma foto ao lado do rapper. Atendendo a todos os pedidos de maneira solícita e simpática – embora raramente abra um sorriso em fotos, seja para as lentes dos fãs ou de fotógrafos profissionais -, Projota anda pelas ruas de seu bairro da mesma forma que rima em cima dos palcos: misturando alegria e uma certa melancolia, com orgulho de sua história e sua quebrada mas consciente dos problemas sociais que se perpetuam ao redor

Após lançar em 2011 o EP Projeção Para Elas e a mixtape Não Há Melhor Lugar No Mundo Que O Nosso Lugar, Projota se prepara para a chegada de seu trabalho mais importante até o momento: seu primeiro DVD, Realizando Sonhos, gravado em Curitiba em novembro de 2011 com um público estimado de 4 mil pessoas. Em entrevista exclusiva à SOMA, Projota falou sobre a expectativa para o lançamento e recontou sua trajetória de garoto roqueiro a rapper engajado, afirmando que o Brasil nunca precisou tanto do rap – como música e como artilharia de combate em meio a injustiças sociais camufladas.

 

Nesse primeiro semestre você lança um DVD com a gravação de um show em curitiba. Como foi a produção desse material? 

Quando começamos a fazer shows em Curitiba percebemos um potencial absurdo de um público apaixonado por rap. As pessoas conhecem não só as minhas músicas como todas as faixas do Kamau, do Rashid, do Emicida, do Marechal, enfim, de uma galera que não é de lá. Muitas vezes artistas daqui vão pra lá pela primeira vez e se deparam com 2 mil pessoas que sabem todas as músicas de cor. A cena é brutal, então quando recebi um convite para tocar lá foi natural pensar na gravação de um DVD. Daí começamos também a pensar em quem poderia aparecer nesse show, e conseguimos chamar o André Maine, do Strike, Caíque, Emicida, Flora Matos, Kamau, Marechal, Max B.O, Karol Conká, Rashid e Terceira Safra. (mais…)