Mc K - No País Do Pai Banana

Passados oito anos (desde o lançamento do seu primeiro trabalho – 2003), MCK lança o álbum “Proibido Ouvir Isto” como sua nova proposta discográfica, com 15 faixas. Um trabalho mais estilizado e amadurecido, com líricas mais polidas e o mesmo espírito de revolta social. Diplomado nos meandros da sobrevivência social, MCK narra, através da batida, três elementos fundamentais da realidade actual: A corrosão dos valores morais na busca obsessiva de dinheiro; o abuso de poder e de confiança e a falta de visão comum sobre o destino do país.

Na faixa “O País do Pai Banana” MCK ataca quem se empoleira “eternamente” no poder e já sem discernimento para gerir a realidade:

Também quero a paz no prato, dignidade e paz no prato /  Prefiro morrer a tiro do que morrer a fome, irmãos / A disparidade é enorme, vivemos presos nesta armadilha, condenados a sermos escravos de três famílias / Tudo é deles, do Talatona à Ilha, os diamantes são deles, o petróleo é deles, a imobiliária é deles / (…) para nós só temos o Zango e o Panguila / O patrão é o colono, na terra do pai banana”.

MCK compõe, assim, o seu ritmo contra o novo-riquismo emergente  dos actos de rapina e pilhagem dos recursos do Estado, que definem o modo de governação  e o estilo de vida das famílias reinantes. Insurge-se contra a mentalidade neo-colonial e de claro desprezo para com o sofrimento do povo que anima a acção e o obsessivo apego ao poder por parte destas famílias. Este, afinal, será o legado de três décadas de reinado, trágico, do nosso “Pai Banana”. O músico profere a sua sentença: “Só temos uma opção/ Ou acabamos com a corrupção/ Ou a corrupção acaba connosco/ No país do Pai Banana.”

Com este disco, MCK retoma o seu lugar cimeiro como um dos artistas da mudança de mentalidade e da formação de uma nova consciência social em Angola.

MCKPaís do Pai Banana
Download Mediafire

Leiam o texto completo escrito por Rafael Marques, conceituado jornalista internacionalmente, sobre o álbum “Proibido Ouvir Isso”, para o site “makaangola.org” e mais outros detalhes da carreira de MCK, clicando aqui.


Cenas Que Curto

CEO do site CenasQueCurto.Net