Sei que muitos de vocês já devem ter lido esta entrevista, até porque já havia feito um post dando a hiperligação para a mesma, mas não poderia deixar de posta-la aqui na integra.

Curtam a entrevista e deixem os vossos comentários

EDDIE-PIPOCAS: Primeiramente quem és? Quem esta por trás deste Angolano residente na terra do samba? Porquê Cenas?
CENASQUECURTO: Sou o Cenas, Angolano residente no Brasil – Estudante de Informática. Uma pessoal simples e que decidiu compartilhar as cenas que curte com o mundo…
Meu apelido Cenas veio devido ao nome do blog, e muito também devido ao nickname de um brada com quem teclava pelo Mirc[Canal Angola, ex-vício]…

EP: Fala um pouco de porque criaste o blog, e quais blogs te inspiraram?
CQC: Criei o blog com o objectivo principal de compartilhar as cenas que tenho no meu HD com o pessoal que se encontra espalhado pelo mundo…
Eu visito todo o blog que chega até mim. As vezes, fico na internet visitando blogs novos de Hip-Hop Luso [principalmente].
Antes de influência de qualquer blog, vem o site Hipflickz.com[Que já não se encontra no ar]. Fui um visitante assíduo deste site, que durante um tempo, foi o principal meio de divulgação do Rap Angolano. Desde que conheci este site, sempre quis criar o meu. Surgiram vários blogs, mas os blosg que mais me inspiraram forem: o UltraCognitivo e o Noticiário Periférico.
O primeiro pela forma como ele prepara “escreve” cada portagens, e apesar de não falar de Rap, é o estilo que gosto… Aquele que procura opinar, fazendo do blog um verdadeiro diário digital. O segundo pelas noticias e a dedicação pelo blog, mantendo ele sempre actualizado. E lógico que acompanho todos os blogs de Hip Hop e não só, principalmente os Angolanos, todos eles de certa forma me inspiraram… Depois de muito acompanhar estes blogs, decidi tirar do papel o projecto de ter o meu próprio site ou blog.

EP: Mano cenas quais são as cenas que curtes?

CQC: Curto de tudo um pouco. Desde computadores, música, filmes, desporto e vai indo…

EP: Porque cenas que curto?

CQC: A princípio, o blog era para eu postar apenas as CenasQueCurto. A certa altura tornou-se impossível postar apenas cenas que eu curto, pois senti um grande feedback do pessoal, e senti que o blog morreria cedo se eu colocasse um limite como esse “Postar apenas as CenasQueCurto“. Dai que mudei o título do blog para CenasQueCurtimos [Mantive apenas a URL em minha homenagem, heheeh]…

EP: Tais cenas que curtes qual é o lugar do rap? É porque o rap é o tema principal deste grande blog…

CQC: Sou fanático por Rap, então das cenas que eu curto o Rap está mesmo no top…

EP: Provavelmente sabe que estas entre os sites informativos mais prestigiados do mundo do rap lusófono e não só, como classificais o rap luso?

CQC: No Rap Luso tem para todos os gostos “e desgosto”. Então posso concluir que está bom, apesar que vai e tem muito melhorar ainda…

EP: E qual a grande diferença entre eles, ou seja, entre o rap feito ai no Brasil, Angola, Moçambique e aqui em Portugal?

CQC: Nestes países encontramos grandes rappers. Temos recebido muito bom rap a meu ver. O Rap brasileiro é um dos mais difíceis de ser entendido, mas como costumo dizer, “depois de entenderes, não terás dificuldades em encontrar grandes Mc’s nesta praça”.
Eu acho o Rap Brasileiro e o Rap Tuga um pouco mais avançados que o Rap feito em Angola e em Moçambique, que a meu ver têm muita semelhança. Diferenças existem, mas sabemos que quando és bom rompes qualquer barreira, e temos vários bons exemplos disso…

EP: E deste mundo do hip-hop luso quem são os destaque no teu ponto de vista?
CQC: Vou responder essa pergunta me baseando naquilo que tenho analisado pela busca do pessoal no blog, e não pelo que tem passado na TV ou nas rádios, até porque quase não vejo Tv e nunca oiço rádio:
De Angola: CFKappa e Kid Mc, Moçambique: Azagaia, 2 Caras e Hernâni da Silva. Portugal: Valete e NGA. Brasil: Emicida…

EP: Quais os rappers que têm os sons mais baixados no CQC?

CQC: Os rappers que mais baixam os seus sons: Valete, Dji Tafinha, CFKappa e Cage 1…

EP: És rappers?

CQC: Não sou rapper e nem pretendo ser. Não tenho “habilidades” suficientes para acrescentar algo de positivo, então prefiro ficar no meu quadrado e deixar para quem sabe…

EP: Quais são os rappers que mais curtes?

CQC: Complicado… Dos vários que me mato a ouvir, posso destacar o Phay Grand e o Edu ZP…

EP: Um som que tens curtido muito esses tempos?

CQC: De certeza “A Luta Continua” De Kool Kleva com a participação de Edu ZP e Mc Kappa. Oiçam muito bem essa track, alias, o álbum todo do Kleva…

EP: Beefs, o que achas deles?

CQC: Sou ouvinte de Rap, e sinceramente me cai sempre bem ouvir um bom beef. No Rap sempre existiram as batalhas entre os rappers, mas infelizmente nem sempre acabam bem. Vendo por este lado, vejo os beefs sendo algo negativo…

EP: Perdes muito tempo a postar? Trabalhas sozinho no blog?

CQC: Normalmente nunca estou apenas a postar, então diria que não levo muito tempo postando. Na publicação de conteúdos sim, mas o CQC surgiu com vários amigos e colaboradores, e vem adquirindo mais outros ao longo do tempo…

EP: Underground vs Comercial – Qual preferes?

CQC: Normalmente só oiço Rap Lusófono. E sinceramente, já me limitei muito para ter que criar mais muros como este. Oiço bom rap, não me importando com a vibe do Rapper…

EP: Para quando uma mixtape ou compilação do blog?

CQC: Vários rappers já se disponibilizaram para entrar numa possível cena para o blog, mas sei que na hora da verdade terei que ficar a “bater lata” a procura deles, então vou deixar isso agendado para bem mais a frente. Se calhar sai um ou outro som, mas um trabalho completo está fora de questão por enquanto…

Agradeço ao Eddie pelo convite para a entrevista. Parabéns pelo grande trabalho que tens efectuado no EddiePipocas.Com

Cenas Que Curto

CEO do site CenasQueCurto.Net