Quero com este post, mostrar uma parte da história do Hip Hop que dificilmente é contada. Pois normalmente começa-se a falar de “DJ Kool Herc” e por ai fora, sem pegar a essencia, as raizes, ou então “AS ORIGENS”…

Não escreverei mais detalhes, porque a intenção é que leiam o artigo, e não a introdução.
Leiam por completo e deixem os vossos comentários…

Hip Hop

Vamos começar já por separar o trigo do joio.

HIP HOP e RAP não são a mesma coisa, o Rap é um estilo musical e o elemento mais difundido da cultura hip hop, por isso muitos desses ditos rappers nem fazem idéia o que é o HIP HOP. Vou começar esclarecendo essas diferenças falando das suas origens.

As origens do RAP, podem ser encontrados nos sons Griots , do Oeste Africano, cujo ritmo e o drum(batida), são semelhantes ao dos atuais raps.

Estes ritmos foram continuados pelos escravos americanos, sobretudo no Delta do Mississipi região sul dos Estados Unidos, e foram sofrendo mudanças de gerações em gerações. O estilo conhecido como spoken jazz, já era ouvido nos finais do século 19 e no principio do século 20.

Você pode ouvir John Lee Hooker’s cantando “Boogie Chillun”, em 1920 e já sentir o flow. Aconselho a ouvirem também Walk Right In, dos Memphis Jug Band feito em 1958, e é claro lendário Bo Diddley cantando “The Signifying Monkey” para entender melhor o que eu estou falando, mas enquanto as origens do RAP se perdem na historia da musica Africana e nos vales do Mississipi, o HIP HOP, é diferente.

O Hip Hop é um movimento cultural originário das comunidades Afro-americanas dos subúrbios New York na década 70. Até hoje Bronx, Bronklyn e Queens discutem quem chegou primeiro, é claro que não vou me envolver neste debate (So far my respect goes to Bronx ).

Estes subúrbios, verdadeiros guetos, enfrentavam diversos problemas de ordem social como pobreza, violência, racismo, tráfico de drogas, carência de infra-estrutura e de educação, e o Hip Hop surgiu como um movimento de contestação, cuspindo rimas em cimas de discos de Vinil.

Segundo a lenda, o termo hip hop foi criado por Keith “Cowboy” Wiggins, enquanto cuspia umas rimas com Grandmaster Flash and the Furious Five , em referência ao som da marcha do US Army (Exercito Americano).

Mas foi o jamaicano Clive Campbell “DJ Kool Herc” residente no Bronx, NY, considerado por muitos o pai do Hip Hop, que popularizou este movimento incorporando o BreakDance, Street Jazz como era conhecido o RAP.
Em 1982, Afrika Bambaataa and the Soulsonic Force lançaram o “electro-funk Planet Rock” , ao invés de rimar cima de disco de Jazz ou Dance, criaram o seu próprio beat com uma bass mais forte e cadenciado, estava feito o estrago.

Daí seguiu-se a popularização através de Run-DMC’ e os Public Enemy’s considerados por muitos as primeiras estrelas do Hip Hop. Daí o estilo continuou se expandido através de outros artistas entre MC´s Dj´s , BigBoy´s e Graffiteiros, até os dias de hoje.

Antes de Bazar, é simples HIP HOP = DJing + RAP + Graffiti + Beatiboxing + Street Dancing
Mas isso eu explico num próximo artigo.

P. Ngalaxi – Analista

Deixo aqui alguns links de vídeo dos sons que o Ngalaxi fez referencia no artigo, para que dêem uma checada, e para que leiam os comentários feitos aos vídeos…

https://www.youtube.com/watch?v=AIgiyi1YA3o


Cenas Que Curto

CEO do site CenasQueCurto.Net